SEMANA 1:
03 a 07 de Julho de 2023
Nesta semana, as bolsistas participaram da observação de aulas e auxiliam na aplicação da atividade prática utilizando a câmera construída anteriormente para compreensão dos fenômenos ópticos como a refração e reflexão, esta atividade foi aplicada nas turmas de 9º ano (manhã e tarde), além disso, na turma da tarde foi aplicado o jogo sobre os conceitos ópticos construídos anteriormente, em que os alunos deveriam competir em duplas, um fazendo perguntas ao outro, quem ganhasse no desafio inicial iria para a decisão final. Nas turmas de 8º ano, continuou-se com as atividades de paródias e houve a edição dos vídeos para divulgação do site da escola. Nas turmas de 7º ano, as bolsistas acompanharam a pesquisa dos alunos na sala de informática para o desenvolvimento das falas do teatro sobre a degradação ambiental dos biomas. Na turma de 6º ano da tarde, houve a aplicação do jogo O que é o que é sobre o tratamento da água. Nos dias 05 e 06 de julho, como foi paralisação dos professores, as bolsistas que cumprem horário nesses dias realizaram estudos de 3 artigos para o aprofundamento do conhecimento sobre as atividades desenvolvidas: Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental (SILVA e LEITE, 2008), O uso de paródias musicais no ensino de Zoologia: Platyhelminthes (MORAES, GOMES e MIRANDA, 2019) e Proposta para o ensino de zoologia dos vertebrados a partir de paródias (ALMEIDA, OLIVEIRA e AQUINO, 2017). Câmera óptica:
Clique no link abaixo para conferir um pouco dessa atividade:
Vídeo Atividade Ótica Jogo sobre conceitos ópticos:
Clique e confira a atividade de Paródias através do link abaixo:
Platelmintos: Cnidarios Poriferos Jogo o que é o que é sobre as estações de tratamento de água para o 6º ano:
Pesquisa sobre os biomas na sala de informática:
https://sites.google.com/view/eerubensgarcia/um-pouquinho-de-ci%C3%AAncia#h.dmmle0wtvjde