03 setembro 2023

Atividades Pibid EERG - Agosto

04 de agosto de 2023 


 Nesta semana, os bolsistas deram início às suas atividades, tanto remotamente quanto presencialmente na escola. Inicialmente, realizaram a leitura de um artigo intitulado "Luz, arte, ciência... ação!" de Lopes (2015) e desenvolveu o discurso para o teatro sobre a preservação dos biomas brasileiros destinado às alunos do 7º ano.     Presencialmente na escola, além de ler o artigo, participou ativamente da observação das aulas. Além disso, colaboraram na fase final da produção dos discursos dos alunos e digitaram as produções realizadas durante a manhã para melhor organização.     Também deram início à elaboração de mapas conceituais sobre a formação da Terra, destinados aos alunos do 6º ano, utilizando o livro didático como referência para uma experiência prática com o material didático.     Na área de educação integral, desempenharam um papel importante na aplicação de um documentário sobre a formação da Terra. Além disso, auxiliaram na construção de um modelo 3D do ciclo de vida de uma joaninha para os alunos do 8º ano e no processo de criação de uma representação em origami do DNA para os estudantes do 9º ano.



Observação de aulas:


Construção do mapa conceitual:



Finalização das falas do teatro:


Início da construção do ciclo de vida de uma joaninha:



Link do vídeo mostrando o resultado final:

https://drive.google.com/file/d/1XyZOvzM3SNDwmyKVsqTLlu2eTxrfdPP2/view?usp=sharing 


Construção do DNA de origami:



Link do vídeo mostrando o resultado final:

https://drive.google.com/file/d/12VxqR84XTuQhCl1aNcy320qz1dfNi6Y2/view?usp=sharing 


07 a 11 de agosto de 2023


Nesta semana, as bolsistas participaram de atividade de observação de aulas e finalizaram a construção do roteiro do teatro sobre a preservação dos biomas brasileiros com os 7º anos, colocando em ordem para que se pudesse fazer a impressão para os alunos, e início da construção das fichas individuais para a apresentação. Além disso, participaram e auxiliaram no ensaio.

Finalizaram os mapas conceituais sobre a formação e características do planeta Terra e iniciou-se a aplicação do primeiro mapa com os alunos do 6º ano. 

As bolsistas também atualizaram o site da escola, inserindo os jogos construídos sobre os níveis de organização dos seres vivos, durante as atividades remotas, para serem aplicados futuramente com os alunos. 

Outra atividade desenvolvida foi a oficina de biotintas (tintas usando produtos naturais), em que os alunos do 7º ano iniciaram a construção dos cartazes que serão o cenário do teatro. E por fim, participaram da aula com o 6º ano integral auxiliando na leitura e orientação do gibi “A volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne, como forma de compreenderem e reforçar o conteúdo das aulas sobre a esfericidade do planeta Terra, e da finalização do carrossel do ciclo de vida das joaninha.


Observação de aulas do 9º ano, núcleo celular:


Ensaio do teatro: 



Oficina de Biotintas:


Aplicação dos mapas conceituais com os 6º anos.


Leitura do Gibi:


Carrossel do ciclo da joaninha: 


14 a 18 de agosto de 2023


Nesta semana as bolsistas participaram de observação de aulas, realizaram a construção das fichas para serem usadas pelos alunos durante o teatro e auxiliaram na finalização dos cartazes usando as biotintas para serem usados como cenários. 

Além disso, realizaram pesquisas e levantamento de músicas típicas de cada bioma brasileiro para a trilha sonora no dia da apresentação. Auxiliaram no ensaio com as turmas de 7º ano. Outra atividade realizada foi a pesquisa e levantamento de materiais para ser trabalhado o tema gravidez na adolescência para as turmas do 8º ano.

Aconteceu nas turmas de 6º ano a aplicação dos mapas conceituais sobre o tema formato da Terra, que foi construído anteriormente. E nas turmas de 9º ano, foi realizada a prática de extração de DNA do morango, visto que o conteúdo das aulas é núcleo e divisão celular. 

Nas turmas da Educação Integral, as bolsistas participaram da continuação da leitura do gibi A volta ao mundo em 80 dias no 6º ano, da aplicação da cruzadinha taxonômica no 7º ano, caminho do espermatozóide no 8º ano e modelo da divisão celular mitose no 9º ano.  


Finalização dos cartazes de biotinta:



Construção das fichas:



Ensaio do teatro:



Aplicação dos mapas conceituais:




Prática de extração de DNA: 


  


Caminho do espermatozóide:


Modelo mitose: 

 


21 a 25 de agosto de 2023


Nesta semana, as bolsistas da EERG participaram da observação de aulas e desenvolveram diversas atividades, como ensaio do teatro sobre a preservação dos biomas brasileiros, auxiliando na leitura e músicas. Além disso, produziram um jogo que será utilizado em aulas futuras sobre o sistema digestório, o jogo se chama Quem sou eu, e o objetivo é o aluno descobrir qual o órgão ele está segurando. 

Outra atividade desenvolvida foi o início da aplicação do documentário “Meninas Mães”, que foi pesquisado anteriormente para as turmas de 8º ano. Na turma integral, os alunos já iniciaram a produção de pequenos cartazes sobre a prevenção da gravidez na adolescência. 

Como está acontecendo a aplicação do simulado da escola, as bolsistas auxiliaram na aplicação para as turmas que realizaram durante as aulas de Ciências, atuando como ledoras para os alunos AEE e apoio técnico aos alunos com dificuldade em manusear o computador. 

Iniciou-se também a tabulação dos resultados dos projetos da feira de ciências nas turmas de 9º ano integral, 6º ano integral, 6º ano regular manhã, 7º ano integral e 7º ano regular manhã, em que os alunos foram divididos em grupos e deveriam contar quantas pessoas responderam cada questão, construir uma tabela por grupo, depois esse resultado foi compilado com toda a sala através de outra tabela, e ao final deveriam construir um gráfico. Com esses dados, serão escritos, futuramente, os resultados. 

Finalizando a semana, iniciou-se a construção da palestra sobre descarte de lixo eletrônico, uma demanda solicitada pela escola, que será ministrada futuramente. E na turma de 9º ano integral, realizou-se uma atividade sobre as fases da mitose em 3D, usando o celular, em que os alunos puderam ver as fases de maneira tridimensional (link da atividade). 


Ensaio do teatro sobre a preservação dos biomas brasileiros:



Jogo Quem Sou Eu sobre o sistema digestório: 


Aplicação do documentário “Meninas Mães”: 


Início da produção dos cartazes sobre a prevenção da gravidez na adolescência:


Aplicação do simulado:


Tabulação dos resultados do projeto da feira de ciências:


Modelo da mitose em 3D:



28 de agosto a 01 de setembro de 2023


Nesta semana, como houve recesso e feriado municipal, nos dias 28 e 29/08 às bolsistas realizaram atividades remotas. A primeira delas foi a leitura do artigo intitulado “Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental” de Rui et al., 2013. Este artigo servirá de inspiração para a realização de uma atividade similar futuramente com os 9º anos. Além disso, pesquisaram o filme indicado no artigo e criaram um mapa mental para usar como recursividade durante a discussão do filme. 

Outra atividade remota foi a realização das correções indicadas pelos avaliadores dos artigos da JOSIF e ressubmissão. 

Presencialmente, a partir de 30/08, às bolsistas auxiliaram na tabulação dos resultados dos questionários aplicados nos projetos da feira de ciências. Que consiste em, os alunos em grupo, contam quantas pessoas responderam a cada questão do questionário aplicado. Depois, com a sala toda, realizar a soma total e a criação de gráficos. Nas turmas que a tabulação já havia sido realizada, as bolsistas auxiliaram na escrita dos resultados que aconteceram em forma de construção coletiva do texto analisando os resultados da tabela. Assim, o professor foi digitado no arquivo do projeto da sala e os alunos construindo o texto oralmente, ao final, foi escrita a conclusão e revisão final do texto. 

Além disso, participaram da finalização da apresentação do documentário sobre a gravidez na adolescência. E nas turmas de educação integral, as bolsistas participaram da leitura e debate dos textos no 8º ano sobre a juventude e as redes sociais usando o livro didático, e no 9º ano um texto sobre a síndrome genética Li-Fraumeni, para compreensão de como as características genéticas são transmitidas aos descendentes. Também continuaram a construção da palestra sobre o lixo eletrônico que será ministrada futuramente aos alunos.  


Tabulação dos resultados da feira de ciências:


Escrita dos resultados e conclusão:


Finalização do documentário Meninas Mães:


Leitura do texto Juventude e redes sociais:

Leitura do texto sobre a síndrome de Li-Fraumeni: 


Relatório Pibid EEIR - 2024