04 outubro 2023

Atividades Pibid EERG - Setembro

28 de agosto a 01 de setembro de 2023


Nesta semana, como houve recesso e feriado municipal, nos dias 28 e 29/08 às bolsistas realizaram atividades remotas. A primeira delas foi a leitura do artigo intitulado “Uma prova de amor: o uso do cinema como proposta pedagógica para contextualizar o ensino de genética no ensino fundamental” de Rui et al., 2013. Este artigo servirá de inspiração para a realização de uma atividade similar futuramente com os 9º anos. Além disso, pesquisaram o filme indicado no artigo e criaram um mapa mental para usar como recursividade durante a discussão do filme. 

Outra atividade remota foi a realização das correções indicadas pelos avaliadores dos artigos da JOSIF e ressubmissão. 

Presencialmente, a partir de 30/08, às bolsistas auxiliaram na tabulação dos resultados dos questionários aplicados nos projetos da feira de ciências. Que consiste em, os alunos em grupo, contam quantas pessoas responderam a cada questão do questionário aplicado. Depois, com a sala toda, realizar a soma total e a criação de gráficos. Nas turmas que a tabulação já havia sido realizada, as bolsistas auxiliaram na escrita dos resultados que aconteceram em forma de construção coletiva do texto analisando os resultados da tabela. Assim, o professor foi digitado no arquivo do projeto da sala e os alunos construindo o texto oralmente, ao final, foi escrita a conclusão e revisão final do texto. 

Além disso, participaram da finalização da apresentação do documentário sobre a gravidez na adolescência. E nas turmas de educação integral, as bolsistas participaram da leitura e debate dos textos no 8º ano sobre a juventude e as redes sociais usando o livro didático, e no 9º ano um texto sobre a síndrome genética Li-Fraumeni, para compreensão de como as características genéticas são transmitidas aos descendentes. Também continuaram a construção da palestra sobre o lixo eletrônico que será ministrada futuramente aos alunos.  


Tabulação dos resultados da feira de ciências:



Escrita dos resultados e conclusão:



Finalização do documentário Meninas Mães:



Leitura do texto Juventude e redes sociais:



Leitura do texto sobre a síndrome de Li-Fraumeni: 




04 a 08 de setembro de 2023

Durante esta semana de atividades, as bolsistas participaram da observação de aulas e auxiliaram na finalização do processo de tabulação dos resultados dos projetos da feira de ciências, bem como na sua escrita, finalizando em todas as turmas. Assim como na semana anterior, nas turmas em que a tabulação ainda precisava ser realizada, os alunos foram divididos em grupos e realizaram a contagem de quantas pessoas acertaram e erraram cada questão, depois, junto com toda a sala, foi realizada a tabulação final, compilando todos os dados e deveriam construir gráficos para facilitar a visualização dos resultados. Assim, iniciava-se a escrita dos resultados, transformando a tabela em texto, os alunos iam produzindo oralmente e o professor digitando, ou escrevendo no quadro, ao final, com auxílio das bolsistas e do professor era realizada a correção. 

Aconteceu, também, o último ensaio antes da apresentação do teatro sobre os biomas, que acontecerá na próxima semana. Outras atividades realizadas foram a construção do cartaz para a divulgação do concurso de desenho da logo da feira de ciências, em que o aluno vencedor terá o seu desenho no cartaz de divulgação. E auxílio na construção dos modelos das camadas Terra pelo sexto ano, em que os alunos deveriam colorir as camadas, recortar e montar no caderno de ciências. 

Além disso, iniciou-se a escrita e estruturação do projeto integrador, que já está em andamento, sobre a preservação dos biomas utilizando o teatro e  continuação da produção do material para a palestra sobre o lixo eletrônico. Nessa semana, também, as bolsistas tiveram a oportunidade de participar de uma reunião pedagógica na EERG, que acontece semanalmente. Nesse momento, puderam observar como é o funcionamento e o desenvolvimento dessa atividade pedagógica tão importante para o desenvolvimento escolar. 


Tabulação e escrita dos resultados dos projetos da feira de ciências:


Ensaio do teatro:




Cartaz de divulgação do concurso de desenho:



Modelos das camadas da Terra:



Participação da reunião pedagógica: 



11 a 15 de setembro de 2023

    Durante esta semana, os bolsistas se envolveram em várias atividades importantes. Eles participaram da observação das aulas, divulgaram o concurso de desenho para a feira de ciências e orientaram os alunos no processo de criação de vídeos. Além disso, dediquei tempo para criar um mural que seria usado na apresentação teatral sobre a preservação dos biomas brasileiros para os alunos do 7º ano.     A apresentação teatral ocorreu em dois momentos: na segunda-feira, à tarde, e na quinta-feira, pela manhã. Durante a apresentação, os alunos foram divididos em grupos para facilitar a entrada no palco. Enquanto a narradora desempenhava seu papel, os grupos associados a cada bioma aguardavam sua vez. Ao som da música característica de cada bioma, eles entraram no palco, afixaram cartazes feitos com biotinta no mural e compartilharam informações sobre as características, fauna, flora, cultura, bem como os desafios de manipulação e as medidas de preservação do bioma em questão. Esse processo foi repetido até a conclusão da apresentação, e ao final, os cartazes foram fixados no mural para exposição.     Além disso, durante uma semana, os bolsistas trabalharam na elaboração do roteiro para uma atividade que será apresentada durante um intercâmbio. Eles também continuaram a produção teórica do projeto integrador e prepararam o material para uma palestra sobre o descarte adequado de lixo eletrônico. (link)


Divulgação do concurso de desenho:



Apresentação do teatro sobre a preservação dos biomas brasileiros:



Roteiro de atividade para o intercâmbio:



Construção do projeto integrador:



Construção do jogo sobre os grupos sanguíneos:



Preparação da palestra sobre o lixo eletrônico:



Produção dos vídeos da feira de ciências pelos alunos:




18 a 22 de setembro de 2023

    Durante esta semana, os bolsistas se envolveram em atividades pedagógicas no IFSULDEMINAS-Campus Machado, atendendo aos alunos da rede estadual de Machado que vieram visitar o campus e conhecer o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Durante essa visita, elas abordaram diversas atividades que podem ser desenvolvidas no IF durante a formação acadêmica. Além disso, ocorreu um intercâmbio entre as escolas para compartilhar experiências. No dia 21/09, pela manhã, os bolsistas visitaram a Escola Estadual Gabriel Odorico, proporcionando um valioso momento de troca de experiências. Durante essa visita, os bolsistas e o supervisor da Escola Estadual Gabriel Odorico realizaram duas atividades que foram realizadas por eles.

    No período da tarde do mesmo dia, recebemos a visita dos bolsistas da Escola Estadual Iracema Rodrigues e da coordenadora, Dra. Ariane Borges de Figueiredo. Durante essa visita, foram apresentadas duas práticas realizadas na escola, na oficina de papel reciclado e na produção de mapas mentais. Os bolsistas explicaram como essas atividades foram realizadas, os métodos utilizados e compartilharam seus resultados sobre a aplicação. Houve também momentos de bate-papo e enriquecedora troca de experiências.


Atividades pedagógicas no IF:



Visita à Escola Estadual Gabriel Odorico:



Acolhida aos bolsistas da Escola Estadual Iracema Rodrigues:



25 a 29 de setembro de 2023


    Nesta semana, as bolsistas cumpriram 4 horas na escola em atividades diversas como a observação de aulas do encerramento do 3º bimestre letivo. Além disso, auxiliaram na orientação dos alunos durante a produção dos vídeos da feira de ciências. Nessa atividade, os alunos deveriam editar os vídeos gravados anteriormente, para isso, usaram a sala de informática e a plataforma Canva. Assim, além de trabalharem os conteúdos de cada trabalho, desenvolveram habilidades de escrita, criatividade e a utilização dos recursos tecnológicos que podem ser usados em todo o desenvolvimento acadêmico. Os projetos auxiliados foram dos temas esporte (6º ano), reino animal (9º ano), reações químicas (7º ano) e eletricidade (8º ano). 

    Como o grupo possui 3 artigos com submissões aceitas na JOSIF, as bolsistas trabalharam na produção dos pôsteres para apresentação. E trabalharam na escrita dos resultados do projeto integrador e inserção dos apêndices e anexos, faltando apenas a realização da discussão e conclusão. 



    As demais 4 horas foram cumpridas durante o intercâmbio realizado na Escola Estadual Iracema Rodrigues no dia 28/09, em que as bolsistas foram recebidas para conhecimento das práticas realizadas na instituição e troca de experiências. 


Produção dos vídeos para a feira de ciências:



Produção dos pôsteres:



Escrita dos resultados do projeto integrador:



Intercâmbio na EEIR:

Relatório Pibid EEIR - 2024