01 dezembro 2023

Atividade Pibid EERG - Novembro e Dezembro de 2023

 06 a 10 de novembro de 2023

Durante esta semana, as bolsistas do PIBID desempenharam diversas atividades educacionais. Elas estiveram presentes em aulas, proporcionando acompanhamento e suporte aos alunos. Além disso, contribuíram ativamente na aplicação de testes de daltonismo para o 9º ano, explorando o tema das heranças sexuais em genética.

Outra tarefa concluída foi a finalização dos jogos relacionados aos grupos sanguíneos, preparando-os para futuras aplicações práticas (link do material usado). No âmbito da astronomia, as bolsistas construíram caça-palavras e cruzadinhas, planejando a futura aplicação dessas atividades. Além disso, aplicaram um jogo “Quem sou eu” sobre o sistema digestório, cuja construção também esteve a cargo delas.

Na aula prática sobre alavancas (máquinas simples), as bolsistas auxiliaram a aplicação que aconteceu no ambiente do parquinho escolar, proporcionando uma abordagem prática e dinâmica aos conceitos ensinados. 

Além disso, deram início à produção de materiais pedagógicos voltados para o sistema nervoso, planejando atividades envolventes para os alunos do 6º ano (link). Para fortalecer a comunicação científica, as bolsistas dedicaram-se à atualização do site da escola (https://sites.google.com/view/eerubensgarcia/um-pouquinho-de-ci%C3%AAncia?authuser=0), inserindo conteúdos relevantes para a alfabetização científica. Essas atividades refletem o comprometimento e a versatilidade das bolsistas em enriquecer o ambiente educacional.


Aplicação dos testes de daltonismo:

Aula prática sobre alavancas:

Aplicação do jogo quem sou eu sobre o sistema digestório:



13 a 17 de novembro de 2023


Nesta semana, semana as bolsistas realizaram atividades remotas nos dias 13/11, 14/11 e 15/11  por meio do estudo de dois artigos científicos, um sobre A utilização das palavras cruzadas como material didático para facilitar a aprendizagem de Santos et al. (2019) e o outro sobre Avaliação educacional ou política de resultados? de Soares e Souza (2020). Assim, deveriam produzir resumos sobre os pontos pertinentes da leitura. 

Produziram também uma palavra cruzada sobre o tema drogas que será utilizado posteriormente nas turmas de 6º ano (link). E finalizaram uma atividade sobre o mesmo tema usando um jogo  simula o efeito das drogas no organismo (link do jogo), porém, como está em inglês foi necessário fazer a tradução (link da traução). Além disso, terminaram usando o programa Kahoot, nessa atividade uma atividade sobre o sistema nervoso. 

Na educação integral, por conta das questões climáticas evidentes no momento, os alunos leram a Carta da Terra (link), uma versão para crianças e produziram em conjunto uma carta colaborativa que iniciou no 6º ano, passando pelo 7º, 8º e finalizando no 9º ano, em que eles coloram suas percepções sobre o causas e consequências da ebulição global e demais formas de degradação dos recursos naturais. Essa carta será disponibilizada no site da escola, na próxima semana, e fisicamente no mural da escola. 



Leitura da Carta da Terra: 


Escrita da carta pelas 4 turmas: 

Alguns resumos sobre os artigos: 


Tradução do jogo em inglês:


Jogo no Kahoot:




20 a 24 de novembro de 2023


Nesta semana, as bolsistas da EERG participaram de atividades remotas devido à paralisação de greve. As tarefas propostas incluíram a leitura do artigo "Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências" de Silva e Moradillo (2002), com a orientação para que cada uma identificasse os pontos principais do texto e compartilhasse suas percepções sobre o processo observado ao longo do PIBID na escola. As entregas foram realizadas via Google Sala de Aula.

Para aquelas que cumprem dois turnos, a leitura do segundo artigo, "Avaliação da aprendizagem no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica" de Krüger e Uhmann (2021), foi realizada remotamente. A entrega das reflexões sobre ambos os artigos também ocorreu via Google Sala de Aula.

Algumas bolsistas, especificamente, focaram na conclusão da atividade relacionada à carta da terra, iniciada na semana anterior. A produção dos alunos foi finalizada e preparada para postagem no site da escola e exposição no mural. 

Presencialmente, as bolsistas produziram o mural na quinta-feira, no turno da manhã recortando, produzindo as margens e separando as palavras e à tarde com a colagem e construção final. Nessa atividade do turno da tarde,  a atividade foi realizada com o auxílio dos alunos da Educação Integral, proporcionando um momento significativo de colaboração e interação entre os participantes.


Carta da Terra para o site da escola:


Produção do mural:


Algumas entregas via GSA:


27 de novembro a 01 de dezembro de 2023


Nesta semana, as bolsistas desempenharam diversas atividades na EERG. Uma parte essencial de suas atividades envolveu a observação ativa de aulas, proporcionando-lhes uma compreensão mais profunda das dinâmicas e desafios enfrentados pelos professores em sala de aula.

Além disso, as bolsistas contribuíram de maneira efetiva para a execução das avaliações bimestrais, auxiliando na organização dos alunos e leitura de provas para àqeules com dificuldade de leitura. Além disso, para desenvolver a habilidade de regência, construíram planos de aulas sobre temas pré-estabelecidos, como: previsão do tempo, tempo e clima para o 8º ano I, uso de combustíveis fósseis, energias renováveis e não renováveis para o 7º ano T, os impactos das drogas no sistema nervoso para o 6º ano I, assim como ideias evolucionistas para o 9º ano I. As turmas foram escolhidas de acordo com o dia de cumprimento da carga horária das bolsistas. 

Com esses planos de aulas, as bolsistas estão agora prontos para embarcar na prática de regência de aulas, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora para o desenvolvimento profissional. Durante esta semana duas aulas já foram aplicadas, sendo uma voltada para os efeitos das drogas no sistema nervoso, em que as bolsistas prepararam uma pequena introdução e depois usando os computadores na sala de informática usando um jogo Mouse Party (https://learn.genetics.utah.edu/content/addiction/mouse), assim, elas iam explicando os processos e efeitos de cada tipo de droga no sistema nervoso, a medida que o jogo estava em andamento. A outra aula foi explorando as fascinantes ideias evolucionistas, nessa aula, as bolsistas produziram slides diferenciando as ideias de Lamarck e Darwin, e como atividade prática, produziram fósseis com os alunos, com o objetivo de mostrar como são encontrados os registros para comprovação das características evolucionistas. Ambas as aulas buscaram não apenas transmitir conhecimento, mas também incentivar a reflexão crítica e a participação ativa dos alunos.

Essas atividades refletem não apenas o comprometimento dos bolsistas, mas também sua capacidade de contribuir significativamente para o aprimoramento do ensino na instituição. O engajamento e a dedicação demonstrados durante esta semana reforçam a importância dessas iniciativas para a promoção de um ambiente educacional estimulante e enriquecedor.


Auxílio na aplicação das avaliações:

Planos de aulas produzidos:


Aula sobre os efeitos das drogas no sistema nervoso:


Aula sobre as ideias evolucionistas: 



04 a 08 de dezembro de 2023


Ao longo desta semana, direcionamos nossa atenção para as atividades finais do ano letivo, desde a análise de aulas à execução de diversas atividades.

Na observação da aplicação das atividades finais, pode-se compreender o processo, visto que deve seguir sempre os aspectos legais. Assim, investimos tempo na leitura da Resolução SEE No 4.692, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2021, compreendendo os processos de classificação, reclassificação e estudos independentes, garantindo a aplicação correta dos procedimentos.

Aconteceu a aplicação da aula para o 8º I sobre calor, temperatura e previsão do tempo, que foi preparada na semana anterior. Utilizou-se apresentações em PowerPoint para enriquecer a exposição teórica e promoveu-se uma atividade em grupo, permitindo que os alunos analisassem situações cotidianas relacionadas ao clima, aplicando os conceitos aprendidos.

Outra aula foi  sobre energias renováveis e não renováveis para as turmas do 7º T e 7º M. Com apresentações em PowerPoint, contextualizamos o tema e introduzimos jogos em grupo, enriquecendo a experiência de aprendizado e incentivando a participação ativa dos estudantes.

Além disso, contribuímos ativamente nos preparativos finais para a formatura do 9º ano, visto que os preparativos atrasaram e houve necessidade de força tarefa para conseguir finalizar a tempo. Promoveu-se uma envolvente batalha de Kahoot sobre o sistema nervoso para as turmas do 6º M e I na sala de informática, esse material foi produzido anteriormente pelas bolsistas. Os alunos responderam simultaneamente às perguntas, tornando a aprendizagem interativa e divertida, com pódium virtual para os destaques.

Adicionalmente, aplicamos uma cruzadinha e caça-palavras, sobre o sistema solar para os alunos do 6º I, proporcionando uma revisão lúdica e eficaz do conteúdo. Essa atividade foi produzida anteriormente pelas bolsistas. 

Concluímos a semana participando ativamente da gincana de encerramento da Educação Integral, liderando atividades em conjunto com as disciplinas de arte e ciências. Isso proporcionou momentos de integração e diversão para os alunos, culminando em um encerramento do projeto de tempo integral verdadeiramente divertido, com dinâmicas que necessitavam de lateralidade, raciocínio lógico e cooperação.


Aula sobre calor e temperatura no 8ºI:


Aula sobre energias renováveis e não renováveis no 7ºT:


Aula sobre energias renováveis e não renováveis no 7º M:


Batalha de Kahoot sobre o sistema nervoso nos 6º M e I: 


Aplicação da cruzadinha e caça-palavras no 6ºI:


Gincana: 


11 a 15 de dezembro de 2023


Esta semana, as bolsistas da EERG estiveram profundamente envolvidas nas avaliações finais de recuperação. Sua participação ativa não apenas contribuiu para o encerramento do ano letivo, mas também proporcionou uma valiosa compreensão do processo educacional em andamento. Vale ressaltar que a recuperação final desta semana baseou-se no método de estudos independentes, uma avaliação para aqueles alunos que reprovaram por nota, além disso, observaram as avaliações de classificação e reclassificação para alunos com pendências relacionadas a faltas. Essa abordagem visa oferecer oportunidades flexíveis de aprendizado, atendendo às necessidades específicas de cada estudante.

Além disso, dedicaram esforços significativos ao estudo da Resolução SEE No 4.908, datada de 11 de setembro de 2023, essencial para a organização do próximo ano letivo. Essa resolução, crucial para o planejamento do ano letivo de 2024, oferece uma visão abrangente da organização educacional para os anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e educação integral.

Em relação à documentação visual dessa semana, mantivemos a decisão ética de não incluir fotos, assegurando assim a preservação da privacidade dos alunos durante esse período sensível de recuperação final. Essa escolha reflete nosso compromisso contínuo em criar um ambiente educacional respeitoso e inclusivo.



18 a 22 de dezembro de 2023


Na última semana, à medida que se aproximavam do encerramento das atividades na Escola Estadual Rubens Garcia, foram propostas duas atividades às bolsistas, com o intuito de completarem as horas semanais de forma reflexiva e construtiva.


Cada uma das bolsistas recebeu a orientação para realizar uma autoavaliação, buscando identificar suas potencialidades e desafios ao longo do ano na escola. Foi fomentada a reflexão sobre pontos de melhoria para o ano seguinte e sugestões para o encerramento do projeto. Destacou-se a importância da autoavaliação como ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, considerando a perspectiva única das bolsistas.

Além disso, propôs-se uma avaliação do supervisor pelas bolsistas. Elas foram convidadas a fornecer uma avaliação sincera, sem identificação, sobre o desempenho do supervisor. Enfatizou-se a relevância de analisar o desenvolvimento do projeto na escola, a visão das bolsistas sobre o trabalho do supervisor como docente e supervisor, e sugestões para melhorias.

Ambas as atividades foram conduzidas por meio de formulários Google Forms, garantindo praticidade e confidencialidade nas respostas, e respeitando a privacidade das bolsistas.

Na conclusão, esperava-se que as atividades propostas proporcionassem uma reflexão significativa para as bolsistas, contribuindo para o encerramento do ano letivo e o aprimoramento contínuo do projeto. 





Relatório Pibid EEIR - 2024