06 março 2024

PUBLICAÇÕES JOSIF PIBIDIANAS EERG

 

    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo brasileiro que visa promover a formação de docentes para a educação básica. Uma das atividades importantes para os participantes do PIBID é a produção de conhecimento, que muitas vezes é disseminada por meio da publicação de artigos científicos em periódicos reconhecidos. 

A 15ª Jornada Científica e Tecnológica e 12º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS (JOSIF) é um evento acadêmico de grande relevância realizado pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). E proporciona um espaço para a apresentação e discussão de pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas por estudantes, professores e pesquisadores da instituição.

    O evento engloba uma ampla gama de áreas do conhecimento, abrangendo desde ciências exatas e tecnológicas até ciências sociais e humanas. Através de palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos e exposições de projetos, a Jornada Científica e Tecnológica e o Simpósio de Pós-Graduação promovem o intercâmbio de ideias, o estímulo à pesquisa e o fortalecimento da produção científica na região e além.

Neste relatório, será apresentada alguns trabalhos realizados pelas pibidianas da Escola Estadual Rubens Garcia, da cidade de Machado que publicaram artigos no JOSIF em 2023.

Análise dos Artigos Publicados:

Durante o ano de 2023, o JOSIF publicou diversos artigos relacionados à formação de professores e práticas pedagógicas. Dentre esses artigos, alguns foram produzidos por PIBIDianas, ou seja, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Os artigos escritos por PIBIDianas abordaram uma variedade de temas relevantes para a educação básica, incluindo:

  • Metodologias de ensino inovadoras;
  • Uso das tecnologias educacionais na prática docente;
  • Experiências de práticas pedagógicas bem-sucedidas.

Esses temas refletem o compromisso das PIBIDianas em contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, buscando soluções inovadoras e inclusivas para os desafios enfrentados pelos educadores.


Impacto e Contribuições:

A publicação de artigos no JOSIF representa uma oportunidade significativa para as PIBIDianas compartilharem suas experiências, reflexões e descobertas com a comunidade acadêmica e educacional em geral. Além disso, essa divulgação contribui para o desenvolvimento profissional das PIBIDianas, fortalecendo sua trajetória acadêmica e sua inserção no campo da educação.

Ao compartilhar suas práticas pedagógicas, as PIBIDianas também contribuem para o avanço do conhecimento na área da educação, fornecendo insights valiosos que podem inspirar outros educadores e pesquisadores.




   A publicação de artigos no JOSIF por parte das PIBIDianas em 2023 demonstra o compromisso dessas estudantes com a pesquisa e a prática educacional. Suas contribuições refletem não apenas o seu engajamento no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, mas também sua dedicação em promover uma educação de qualidade e inclusiva para todos os estudantes.


Relatório Pibid EEIR - 2024